Informações

Segunda a Sexta-feira das 08h às 17h.
midias sociais:
publicidade

Mercado de Trabalho: Estágio

Publicado no dia 09/08/2015
​        Certamente todo jovem estudante percebe a dificuldade em ingressar no mercado de trabalho, motivado por sua falta de experiência ou vivência profissional. Dilema que sai ano entra ano, sempre paira na cabeça das pessoas. E então, o que fazer? Existem algumas maneiras de aproximar o abismo existente entre o jovem e o mercado de trabalho. Uma delas é investir em programas de estágios, sejam remunerados ou não.
        Um estágio bem feito, independente do porte da empresa ou da companhia, proporciona ao estudante uma oportunidade de engajamento no ambiente formal de trabalho. Como consequência, o jovem desenvolverá suas habilidades e competências, que serão levadas por toda vida, no âmbito pessoal e profissional. Mas para que o programa aconteça, existem algumas regras que devem ser seguidas, encontradas principalmente na Lei no 11.788 de 25/09/2008. O primeiro passo é o  jovem estar regularmente matriculado em um curso, seja o ensino fundamental (anos finais), ensino médio regular e técnico, e cursos de graduação. Com a declaração de escolaridade na mão, o caminho é encontrar uma oportunidade de estágio oferecido pelas empresas, a parte concedente de estágio.
       Em seguida basta recorrer a um agente de integração, que providenciara toda parte administrativa na formalização do estágio, com a confecção do contrato de estágio, chamado também de Termo de Compromisso de Estágio (TCE). Neste documento, constarão todas as informações da relação de estágio, como o valor da bolsa auxílio, valor do auxílio transporte, horário de estágio, data de início e fim do estágio, dados referente ao seguro de vida contra acidentes pessoais, descrição das atividades que serão desenvolvidas no estágio que devem ter relação com o curso frequentado, dentre outras.  
        No âmbito das empresas, o estagiário contribui sobre vários aspectos para a organização. O primeiro é poder contar com jovens que estão em busca de uma oportunidade de desenvolvimento, com aquela ânsia de absorver conhecimentos, da mesma forma que a esponja absorve a água. Energia, vontade, motivação, sinônimos geralmente encontrados nos jovens estagiários na empresa. Outro fator é que a empresa pode aproveitar toda esta energia e trazer conhecimentos teóricos que agregarão no dia a dia das decisões empresariais, estimulando até mesmo profissionais mais experientes, como uma troca rica nos relacionamentos destas pessoas. O estágio também é para a empresa, como uma fase de observação, onde serão avaliados vários aspectos que servirão na decisão futura na efetivação desta ou daquela pessoa como novo ou novos profissionais na organização. Não é raro histórias de pessoas bem sucedidas na vida, que iniciaram sua trajetória profissional como estagiário. 
        Seja você estudante em busca de oportunidades de estágio, ou você gestor de empresa interessado em investir em programas de estágio de valor, faça contato com a Skill RH, empresa de recursos humanos especializada em integrar estudantes com o mercado de trabalho, com mais de 10 anos de experiência. 
    Nossos contatos são: (67) 3383-8359 – (67) 8478-0237 – [email protected]
 Alexandre Ricardo Gewehr
Sócio Diretor da Skill RH
Jornal Meu Emprego - MS
2015 © Jornal Meu Emprego Todos os direitos reservados

BAIXE NOSSO APP

BAIXE NOSSO APP ANDROID