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COMO ELABORAR MEU CURRÍCULO?

Publicado no dia 14/02/2022 - www.jornalmeuemprego.com.br

Como elaborar um currículo atrativo e dentro da expectativa do (a) recrutador (a)?

VAMOS ENTENDER SOBRE CURRÍCULO. O QUE É PARA QUE SERVE?

Currículo é um documento de extrema importância para quem busca recolocação no mercado de trabalho.

                Deverá conter toda a SUA HISTÓRIA profissional de forma organizada e com informações que descreve TODAS as suas habilidades e trajetória – de maneira simples, objetiva e atrativa para conquistar a possibilidade de participar de um processo seletivo / entrevista de emprego!

O ato de enviar o seu currículo para uma oferta de emprego diz muito sobre você!

 

EXISTEM 2 PADRÕES DE CURRÍCULO. O CRIATIVO E O PADRÃO.

O criativo: interessante para profissionais que trabalham com Marketing Digital, Vendas, Mídias Sociais e afins.
O padrão: Todos os profissionais.

                Ou seja, qualquer profissional pode utilizar do currículo padrão. Mas, torna-se mais atrativo e estratégico investir na elaboração de um currículo criativo, isso poderá lhe abrir novas oportunidades e conquistas!

INFORMAÇÕES IMPORTANTES EM SEU CURRÍCULO:

NOME (Conferir se o nome está realmente correto – não abreviar) Pode parecer “piada” – mas já recebi e recebo vários currículos com nome errado (faltando caracteres/letras).
 

DATA DE NASCIMENTO: Coloque sempre o dia, mês e ano. Assim, a sua idade sempre estará atualizada. No ato da entrevista sempre reforçamos: Vocês está com 35 anos? Resposta: Não, estou com 36/37 anos meu currículo não está atualizado! (emoticon/imagem de aí Meu Deus). Reflexão: como assim? Encaminha um currículo desatualizado para almejar uma vaga de emprego!? Um tanto ruim está percepção do recrutador né?
 

ENDEREÇO: Aqui pode inserir o endereço completo: Rua: XXXX, Nº - Bairro / Cidade / Estado.
O que pode ser analisado neste item é se o candidato reside próximo ou muito longe no local de trabalho.


CONTATOS: Confira e RE-Confira os números do seu telefone! Frequentemente temos que adivinhar qual número está duplicado ou faltante, rs. Utilize dessa forma: (XX) X-XXXX-XXXX. E coloque o SEU número, tente não trocar frequentemente de número. Endereço de E-mail: com a pandemia muitas empresas estão utilizando o contato através do e-mail, caso você não olhe pelo menos 3x ao dia a sua caixa de entrada (melhor não inserir). Mas, isso poderá acarretar à eliminação por falta de facilidade no contato! Também, as empresas tem utilizado com frequência de formulários para triagem de informações sobre sua trajetória profissional.
Se você não tem muita habilidade (corre fazer um curso) e, até lá peça ajuda a familiares ou amigos.

COLOCAR FOTO OU NÃO? Depende! Rs. Primeiramente a foto precisa ser sem filtro! E sim, VOCÊ!
Eu, particularmente gosto de saber quem vou receber em uma entrevista agendada. Mas, isso não é um critério. Caso você opte por incluir, tenha atenção em qual irá selecionar!
E caso, no anúncio esteja, currículo com foto, acrescente e envia com a foto.

 

FORMAÇÃO TÉCNICA / CURSOS:
 

Formação Técnica:

Caso você tenha o Ensino Fundamental Incompleto – inserir até qual série estudou.

Ensino Médio Completo – Colocar o ano que finalizou (por exemplo): 2008.

Cursando Ensino Superior, exemplo: Cursando (o nome do curso) - (nome da Faculdade) – Presencial ou EAD e o ano de Previsão de Término (por exemplo: 2024). Com isso sempre estará atualizado, o recrutador saberá mais ou menos qual semestre você está cursando.

Ensino Superior Completo. Inserir: Formado (a) em (nome do curso) no ano de (XXXX) pela Faculdade (XXXXXX). Caso tenha carteira profissional inserir (Por exemplo: Medicina CRM XXX, Psicóloga CRP XXX, Enfermeira – Técnica de Enfermagem COREN XXX, Administrador CRA XXXX, Engenheiro CREA XXXX ...

ENSINO SUPERIOR INCOMPLETO: Caso esteja trancado – informar, inserir o nome do curso, faculdade e até qual ano ou semestre que estudou.

Cursos:

Não precisa colocar todos os cursos que já fez na sua vida todinha (alguns poderá estar desatualizado) e, sim aqueles que irá lhe diferenciar no mercado de trabalho. Artigo publicados de extrema importância caso tenha.

Ao inserir precisa informar: Nome do Curso – Ano de Realização – Carga Horária – Aonde fez.

 

OBJETIVO PROFISSIONAL: Aii aqui é um local importante que é pouco utilizado de forma correta! Vamos lá: O que de fato é o objetivo profissional? No currículo, ele chega a ocupar, aproximadamente, de três a quatro linhas, tratando-se, basicamente, do lugar onde você vai se dedicar a inserir as informações relacionadas à sua área de atuação, bem como sobre o que você espera da vaga e da oportunidade que está sendo disponibilizada através dela.

Ele é verdadeiramente importante, porque, a partir do momento que é bem construído e se mostra alinhado com o perfil de profissional que a empresa espera encontrar em seus colaboradores, dá ao indivíduo maiores chances de conquistar a vaga, ou de pelo menos ser convidado para uma entrevista de emprego.

Assim, o que você deve fazer, além de manter-se constantemente preparado, é elaborar um bom objetivo profissional no currículo, pois, dessa maneira, a possibilidade de que você se destaque perante seus colegas concorrentes, aumenta de forma significativa.

 

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL / TRAJETÓRIA PROFISSIONAL : Aqui este cada dia mais difícil compreender os currículos. Precisam seguir a ordem cronológica, sempre do atual pra traz, ou seja, da última atuação à primeira.

Deve conter:

EMPRESA (Há profissionais que colocam o que esta na CTPS – razão social, OK, mas para auxiliar e valorizar sua empresa pode colocar o nome fantasia, possivelmente poderá ser conhecida pelo recrutador e ele já terá condições de compreender algumas demandas importantes, como: Clima organizacional, atendimento, tamanho da empresa e etc.).

Vou usar o exemplo do Jornal.

MEU EMPREGO MS PUBLICAÇÕES - Razão social

(JORNAL MEU EMPREGO) – Nome fantasia (Utilizar essa nomenclatura)

Conseguiu entender?

CARGO: Deve colocar o que está em sua carteira. Por exemplo: OPERADORA DE CAIXA, RECEPCIONISTA, AUXILIAR ADMINISTRATIVO, ASSISTENTE DE MARKETING E ETC.

PERÍODO:

Admissão ou Inicio: (colocar o dia, mês e ano) – caso não se recorde o dia, DEVE conter o mês e ano.

Demissão ou Saída: (colocar o dia, mês e ano) – caso não se recorde o dia, DEVE conter o mês e ano.

ATIVIDADES: Escrever suas responsabilidades diárias. Vou dar um exemplo de Recepcionista:

  • Atender ao Cliente com a qualidade, presteza e responsabilidade; Organizar a parte administrativa dos consultórios médicos; Conferir os numerários de troco diário dos caixas; Prever a necessidades de materiais e equipamentos para o setor; Agendar, desmarcar e remarcar consultas eletivas, exames ou procedimentos; Abrir cadastros de consultas, exames ou procedimentos; Autorizar guias de consulta nas operadoras de saúde; Preencher as guias dos convênios com os dados dos pertinentes, sempre que necessário; Lançar nos sistemas de autorizações procedimentos e exames realizados; Receber numerário de atendimentos particulares; Secretariar aos Médicos, prestando o atendimento necessário; Conferência das fichas e organização de acordo com o convênio.

Assim deverá seguir com todas as suas experiências.

Ah Ingrid, mas eu já trabalhei em mais de 10 empresas (e tenho 30 anos – por exemplo). Aí precisa de um melhor auxilio – Indico o apoio de uma profissional para ENTENDER E ELABORAR O CURRÍCULO PARA VOCÊ, ALÉM DE TE OFERECER ORIENTAÇÕES PARA CONSEGUIR UMA RECOLOCAÇÃO. Infelizmente, os profissionais desistem ou realmente, por algum motivo muito especifico tendem a ficar muito pouco tempo em cada atuação. Existe a questão, OK – tudo bem, situações decorrentes que lhe aconteceram, mas precisamos ser estratégicos e verdadeiros quanto ao que procura. A sua CTPS não retira experiências – e sua trajetória profissional será algo que levará consigo para o resto sua vida. Portanto, é que eu sempre falo: Analise para onde você irá encaminhar o seu currículo, pois sendo contratado terá que fazer uma linda e competente história profissional para conseguir seguir com ela, caso contrário terá dificuldades no mercado de trabalho.

Não existe um mínimo ou máximo de informação referente a Experiência Profissional, existe criar um currículo com sua trajetória em determinado setor e cargo. Muitos dizem para inserir as últimas 3 experiências – nem sempre é a melhor solução ou estratégia. Daria um livro este debate, rs.
Se tem dúvidas ou está com dificuldade. Busque auxilio, fará toda a diferença em sua recolocação.

HABILIDADES e COMPETÊNCIAS:

OHH informação que gera dúvidas na hora de elaborar um currículo né? Aconselho a usar apenas se o seu conhecimento for específico (Hard Skill) ou que será um diferencial no mercado, vou citar alguns exemplos. E também, apresentar a nomenclatura utilizada nos dias atuais, são elas:

 

Soft skills: são as habilidades comportamentais de uma pessoa.

Alguns exemplos:

  • capacidade de liderança;
  • empatia;
  • criatividade;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de persuasão;
  • paciência;
  • flexibilidade;
  • capacidade de comunicação;
  • resiliência.

Hard skills são as habilidades técnicas. Ou seja, aquelas competências que podem ser alcançadas, seja fazendo um curso, lendo um livro, indo a um congresso, etc. Elas podem ser testadas e medidas pelos recrutadores sem grandes problemas.

Alguns exemplos:

  • fluência em um idioma;
  • habilidade de programação;
  • conhecimento em Photoshop;
  • técnicas de costura;
  • curso de graduação;
  • curso de mestrado ou de especialização;
  • conhecimento de primeiros socorros;
  • realização de curso de capacitação.

Agora você já tem informações necessárias para elaborar ou revisar o seu currículo!

Se precisar de auxilio! Conte com a nossa equipe!

Ingrid Del Angelo.

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